Rede: Dificuldades Comuns

Veja como resolver os problemas de rede mais comuns que podem afetar nossos sistemas.

Se está com algum problema na configuração de rede, veja se algum dos tópicos abaixo pode lhe auxiliar.

Esta mensagem aparece quando há uma falha na transmissão de dados pela rede, nos computadores secundários, mais comum em redes Wi-Fi. A mensagem indica que os pacotes de dados não estão conseguindo trafegar do computador secundário em questão até o seu servidor e voltar.

As seguintes sugestões podem resolver o problema:

  • [Solução definitiva] Conectar todos os computadores de sua rede ao roteador por cabos de rede. Na Wi-Fi, devemos ter em conta as estruturas fatoriais, como, por exemplo, paredes de concreto, tubulações e outros materiais de construção que causam perda de sinal e uma redução no desempenho que ameaça a velocidade da conexão. Em geral, podemos dizer que quanto maior a frequência, maior é a taxa de absorção de paredes e pisos. Evidentemente, detectar essas pequenas variações, quase imperceptíveis, durante uma navegação na Internet é quase impossível. No entanto, essas diferenças no desempenho podem ser mais óbvias ao compartilhar arquivos na rede local. Já na rede por cabos, é correto afirmar que essa conexão transporta os dados fisicamente de um computador para outro, diretamente, sem interferências ou obstáculos, sendo muito mais rápida, estável e segura.
  • Reduzir a distância entre os computadores e eliminar obstáculos.
  • Trocar o roteador por um mais avançado.

Significa que o atalho pelo qual está tentando entrar no programa não consegue acessar a pasta de inicialização, colocada no campo "Iniciar em" das propriedades do atalho.

Você pode abrir as propriedades do atalho, copiar o endereço no campo "Iniciar em" e tentar abri-lo através do Explorador de Arquivos (Windows Explorer), colando-o na barra de endereços e pressionando Enter. Ao tentar abrir desta forma, podem ocorrer 2 casos:

Caso 1: O Windows não pode acessar a pasta.

Neste caso, você deve ver uma imagem similar à abaixo:

A mensagem indica que a rede não está configurada corretamente no Windows, podendo ser tanto no computador secundário quanto no servidor. Você precisa ver com o seu responsável técnico o que pode ser feito para que o Windows consiga completar o acesso em questão. Este é um problema na configuração da rede, não do nosso programa. Provavelmente nosso programa entrará normalmente sem que seja necessário tomar nenhuma ação uma vez que o problema de rede seja resolvido.

Caso 2: Credenciais de Rede.

Neste caso, você deve ver uma imagem similar à abaixo:

A mensagem indica que é preciso fazer login no servidor para ter acesso à pasta. Você deve inserir o nome de usuário e senha usados para entrar no Windows no servidor. Esses dados são sensíveis à maiúsculas e minúsculas, ou seja, precisam ser inseridos exatamente como no servidor. Você pode ver o nome exato do usuário entrando no Prompt de Comando e digitando:

echo %username%

O nome de usuário deve ser impresso na linha seguinte do Prompt de Comando.

Tente entrar com este nome de usuário e sua senha, marcando a opção de "Lembrar minhas credenciais". Se esse usuário não tiver senha, recomendamos que crie uma, nas configurações da conta de usuário do Windows no servidor. Esta é alternativa mais segura.

Outra alternativa pode ser entrar nas configurações da Central de Rede e Compartilhamento do Windows, ir nas opções de Compartilhamento e no perfil "Todas as Redes", marcar "Desativar compartilhamento protegido por senha". Esta é uma alternativa menos segura e pode não ser suficiente.

Se nenhuma das alternativas acima funcionar, entre em contato com nosso suporte.